01/10/2015

= BEM VINDO OUTUBRO =

= BEM VINDO OUTUBRO =
No dia 02 de outubro se celebra o dia nacional do PUMA. Há exatos 51 anos, o mercado brasileiro conhecia o GT Malzoni, numa oficina galpão em uma fazenda em Matão - SP . Inicialmente usando mecânica DKW já com a carroceria em fibra de vidro e pouco tempo depois tornou-se PUMA GT com mecânica Volkswagen, solidificando-se como a principal marca de esportivos Gran-turismo de fabricação nacional., com uma produção que superou 20.000 unidades em aproxim...adamente três décadas de atividades. O idealizador dessa epopeia foi o advogado, empresário e fazendeiro Genaro Rino Malzoni. O carro foi idealizado para competições, para enfrentar as Berlinetas Interlagos fabricadas pela Willys, mas logo foi convertido em um esportivo de rua. Foi apresentado a imprensa em abril de 1968 e oficialmente batizado de PUMA GT, com mecânica VW 1.500, design italiano da época mas com DNA do antecessor GT Malzoni. Nas fotos abaixo vemos um exemplar do Malzoni, o Tubarão do nosso amigo Fellipe Nicoliello, o GTE do presidente do CCARN, um GTB, P 18, e AMV. Em 1986, o controle da marca foi repassado ao grupo paranaense Araucária- SA e leva a fábrica para Curitiba. Em 1988, a Araucária é comprada pela Alfa Metais, também em Curitiba. E em 1994, com a abertura do mercado nacional a Puma deixa de fabricar esportivos e se dedica aos caminhões e ônibus e fechando suas portas definitivamente.
HSG. Pte. do CCARN.






Nenhum comentário:

Postar um comentário