11/07/2018

= CHICO LANDI, UM ORGULHO BRASILEIRO =

    Francisco Sacco Landi , mais conhecido como Chico Landi, era filho de Paschoal Landi, um próspero imigrante italiano que ao chegar ao Brasil casou-se com Antonieta Sacco, também de origem Italiana. Com a morte de Paschoal, Chico com 14 anos de idade  foi trabalhar  como mecânico, e aos 18 anos tornou-se profissional na Ford, depois na Chevrolet de onde montou sua própria oficina preparando carros de corrida.  Como piloto, foi vitorioso e diversas corridas no Brasil, América do Sul e Europa, onde entre 1947 e 1957 correu ao lado de Juan Manuel Fangio, Ascari, Farina entre outros.  Landi foi o primeiro brasileiro a pilotar uma Ferrari e  ganhar um GP, o II GP de Bari na Itália em 1948, essa categoria que em 1950 tornou-se a atual Fórmula  1.
     Após essa temporada na Europa, voltou para o Brasil e montou novamente sua oficina em São Paulo.  Como piloto foi vitorioso nas Mil Milhas Brasileiras em Interlagos - 1960, com um FNM - JK 2000.  Já com 66 anos , disputou as 15 Horas de Interlagos ao lado do filho Luiz Landi, pilotando um Maverick.
     Foi Administrador do autódromo de Interlagos, onde suas cinzas foram lançadas , a pedido seu, após sua morte aos 81 anos de idade em 1989.
    Um orgulhos para nós brasileiros amantes do automobilismo.











Nenhum comentário:

Postar um comentário