PUMA, a mais bem sucedida marca brasileira de esportivos, surgiu oficialmente no final de 1966 durante o Salão do Automóvel em São Paulo, um Puma GT equipado com mecânica DKW Vemag.
na verdade uma estilização do GT Malzoni apresentado em 1964. Nascido num galpão da fazenda Chimbó em Matão, estado de São Paulo, construído pelo empresário Rino Malzoni em fibra de vidro. Concorrentes de mercado na década de 1960, as fábricas FNM, Simca, Vemag e Willys Overland travavam uma verdadeira guerra nas pistas. Das pistas foi um pulo para o sucesso nas ruas e sonho de consumo dos brasileiros.
Além de Rino Malzoni, grandes nomes fazem parte da história do Puma, como Jorge Lettry, Luis Roberto Alves, Milton Masteguin, José Luis Fernandes, Rossatto e muitos outros.
O nascimento do mito ocorreu às pressas, após a súbita notícia do encerramento da linha DKW- Vemag, então nasceu o primeiro Puma com mecânica Volkswagen e o início de uma linha de montagem de sucesso sem precedentes no mercado nacional. O Puma chegou a ser vendido em mais de 50 países, inclusive com linha de montagem no Canadá e África do Sul, somente no ano de 1974 cerca de 400 unidades foram exportadas.
As clássicas versões GTE e GTS foram produzidas até o final do primeiro semestre de 1980, sendo posteriormente substituídas por novos modelos com siglas GTI e GTC respectivamente.
Apesar do imenso sucesso nas vendas, no ano de 1981 começaram a acontecer uma série de eventos atípicos e trágicos que só agravaram a crise na empresa, como alagamentos, incêndios e o cancelamento de uma exportação de 150 unidades que não foram permitidas desembarcar nos Estados Unidos em virtude de que os carros estavam em desacordo com as leis americanas.
Em 1981 é lançado o modelo Puma P 18.
Em 1986 o controle da marca passa para a Araucária SA em Curitiba - PR, que em 1988 é comprada pela Alfa Metais, também em Curitiba que lança o Puma AMV, e em 1989 apresenta o AM 3 coupê e o AM 4 conversível refrigerados a água e motor do Passat.
Em 1994 com a abertura do mercado para importações deixa de fabricar automóveis e passa a se dedicar aos caminhões e ônibus, e encerrando suas atividades em 1999 com mais de 23 mil veículos produzidos.
GT Malzoni com mecânica Vemag. no museu da Audi
Nenhum comentário:
Postar um comentário