DO YOU REMEMBER THE CARDBOARD CAR ?
Depois da queda do famigerado Muro de Berlim (1961 a 1989) no dia 09 de novembro de 1989, o mundo tomou conhecimento, mais abertamente, das mazelas que se passavam do outro lado da "Cortina de Ferro ", imposta pela União Soviética, aos países satélites seus subordinados, logo após o final da Segunda Guerra Mundial.
A SAGA DO "TRABANT", O CARRO DE PAPELÃO NO PAÍS QUE NÃO DEU CERTO.
O motor equipado com dois cilindros (26 cv) de dois tempos, tinha refrigeração a ar, tração dianteira, atingindo uma velocidade máxima de 100 km/h, com o seu interior extremamente espartano. Não possuía bomba de combustível, o tanque com capacidade para 26 litros, ficava localizado em cima do motor e alimentava o carburador por gravidade.
O ruído do motor, se assemelha mais ao barulho de um liquidificador. A fumaça que é expelida, nos lembra os nossos antigos DKW WEMAG. Um TRABANT, era capaz de emitir mais Monóxido de Carbono do que 100 carros ocidentais juntos. Uma agressão ambiental.
Para uma pequena faixa da população que podia ter acesso a comprar um " Trabi ", como era popularmente conhecido, as pessoas se submetiam a uma fila de espera que chegava a 15 anos .
A pintura em duas cores, era usada na versão "Perua".
UM POUCO DE HISTÓRIA.
Grande parte da produção do TRABANT, era destinada para a função repressiva.
Para quem tem a curiosidade de conhecer uma dessas relíquias automotivas, existe em Berlim, a TRABI SAFARI, uma empresa especializada em locação de Trabis , onde o turista faz um passeio pelas redondezas do Portão de Brandemburgo, com um custo de aproximadamente 50 Euros.
Unidades modernamente restauradas e pintadas para os passeios com os turistas.
Encontramos pinturas nos mais diversos estilos.
Também nas proximidades do Portão de Brandemburgo, figurantes se uniformizam como policiais e fazem passeios com os turistas.
Por isso se faz necessário não esquecer a história para poder conhecer melhor os males impostos pelo socialismo.
ENQUANTO ISSO:
Ao mesmo tempo, do outro lado do MURO, na chamada "Alemanha Capitalista" a indústria se desenvolvia a passos largos. A Mercedes invadia e conquistava o mundo com seus carros encantadores.
A BMW, seguia os mesmos caminhos. Carros equipados com "Air Bag", controle de tração etc.
Pobres alemães, Hitler jogou o país no abismo sob a " BOTA NAZISTA", e logo após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em duas, ficando o lado oriental sob a "BOTA DOS COMUNISTAS" até o esfacelamento da União Soviética e o fracasso do Comunismo.
Mesmo nos dias atuais, depois da reunificação, se viajando pelo "Leste", na ex Alemanha Oriental (RDA) se percebe nitidamente os reflexos do atraso que sofreram. Esse é o legado do Socialismo. Em viagem recente ao Leste Europeu, esse velho escriba constatou tudo isso.
THANK YOU FOR YOUR INTEREST.
GRACIAS POR SU VISITA.
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Bela matéria Heriberto, parabéns!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
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