JANUARY 20 th. - NATIONAL DAY OF THE BEETLE IN BRAZIL.
Caro leitor, após um breve recesso esse 'velho escriba" retorna alimentando esse Blog com matérias relacionadas com automobilismo. E, nesse 20 de janeiro, abrindo os trabalhos em 2023, homenageando esse ícone mundial, esse carro inicialmente tido como "feio", com um espaço interno pouco confortável, visibilidade que deixava desejar e um incômodo túnel central atravessando todo o habitáculo do veículo, mas que já foi considerado o carro mais confiável e mais desejado do mundo.
Quem nunca possuiu um desse ?, quem nunca dirigiu um desse ?, qual família nunca teve um desse ?, quem nunca desejou ter um desse ?, quem em algum momento na vida não se relacionou com um desse ?
A CRIAÇÃO
Quando o ditador da Alemanha, Adolf Hitler em 1939, decidiu criar um carro popular, encomendou ao engenheiro Ferdinand Porsche, que projetasse e fabricasse um carro resistente, econômico e que acomodasse 04 pessoas.
Estava criado o "Volkswagen" (Carro do Povo), o carro que encantaria o mundo, o carro que seria o mais conhecido no planeta.
EVOLUÇÃO NO DESENHO DA TRASEIRA
O FUSCA MAIS ANTIGO DO BRASIL
Esse Fusca na cor "Vinho", ano 1949. Pertence a um colecionador na cidade de Salvador - Bahia
Detalhe : Manivela, ferramenta que equipava os veículos antigamente para se dar partida no motor.
Vidro traseiro bi partido, fabricado até o ano de 1954.
Sinaleira tipo "bananinha", usada até o ano de 1959
O FUSCA MAIS ANTIGO DO MUNDO
Esse é considerado o Fusca mais antigo no mundo - ano 1941, pertence a um colecionador na Polônia.
FUSCA NO BRASIL
A montagem e posterior fabricação em nosso país, foi considerado o "Ponta pé " inicial para a indústria automobilística no Brasil. Até o ano de 1959, o manual do proprietário era impresso na Europa e redigido em português de Portugal.
O revolucionário, descomplicado e universalmente conhecido motor de 04 cilindros em linha, refrigerado a ar.
O Fusca, sempre marca presença em qualquer evento antigomobilístico no Brasil e no mundo.
O eterno slogan da fábrica; "VOLKSWAGEN, VOCÊ CONHECE VOCÊ CONFIA".
O Fusca na família Brasileira. Natal - RN.
Fusca 1959. Alemão. Motor 1.200 cc. Câmbio ainda era "Queixo Duro", não era sincronizado, ou seja a primeira marcha só poderia ser engatada com o carro parado. Pasmem : vinha equipado com sistema de aquecimento interno.
Como se fosse uma degustação, vamos a um "City Tour" virtual no munda FUSCA.
Sempre alvo das atenções em qualquer exposição.
Faróis de "Milha" tipo "Pinicão" acessório usadíssimo nas décadas de 1960 e 1970. Dá um charme esportivo e todo especial.
"Tribo" sempre presente nos encontros.
Outro Cabriolet em um encontro na cidade de Lisboa - `Portugal
Réplicas de famosos não faltam
Esse belo exemplar na cor "Azul Calcinha", é uma carroceria moderna montada em um chassi antigo, com rodas tipo 05 furos, que foi produzido até o ano de 1969.
Caraterização perfeita. Jack Daniel's
Em recente viagem a Budapest - Hungria, um flagra de vários Fuscas no centro da cidade.
Incrível estado de conservação desse 1955. Também na Europa.
Fusca "Azul Calcinha" 1959, com bagageiro e teto solar, exposto durante a Autoclássica 2022 - Argentina
O LADO ESPORTIVO DO FUSCA
Falando-se em competições, o Fusca nunca deixou a desejar nas pistas. Enfrentava seus concorrentes de época com a maior valentia.
Esse Fusca com a faixa bicolor, em homenagem a bandeira da Austria, foi preparado na cidade de Salzburg, e conquistou inúmeros campeonatos de Ralies em toda Europa.
Colecionou uma galeria de troféus em sua categoria.
Hoje faz parte de um museu na Alemanha
Fusca customizado nos Estados Unidos. Fotografado ano passado em uma exposição na Califórnia.
Como dizia uma antiga publicidade: "MIL E UMA UTILIDADES".
ATRAVESSANDO GERAÇÕES
Não importa a geração, a paixão começa cedo.
Não importa o estilo de vida.
Quantos milhares de famosos e milionários como "Pelé", tiveram um Fusca em suas vidas ?
Não importa a preferência, mas se "beber não dirija".
O importante é ensinar desde cedo. Porque o exemplo é o maior legado que você pode deixar.
E comigo não seria diferente - FUSCÃO 1972, Amarelo Colonial, foi o meu primeiro carro. A moeda vigente no Brasil era o "Cruzado Novo", esse carro custou NCr$13.000,00 (Treze mil Cruzados Novos) na moeda atual, seria em torno de R$50.000,00 (Cinquenta mil Reais)
O FUSCA "ITAMAR" E A "PLACA PRETA"
No Brasil, o Fusca deixou de ser produzido em 1986. Sete anos depois, o então Presidente da República, Itamar Franco, relançou a fabricação do carro , que sobreviveu por mais quase uma década. Essa nova geração ganhou o nome de "Fusca Itamar". E agora em 2023, os primeiros veículos que foram fabricados nessa "Safra", estão completando 30 anos e já podem ser submetidos a inspeção se filiados a um Clube de Carros Antigos, que por sua vez, seja filiado a FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos) e assim obter o tão sonhado "Certificado de Originalidade", o que permite ao Detran autorizar o uso da PLACA PRETA.
THE END
O FUSCA, é do tempo em que um carro, era um carro e não um computador com rodas, recheado com equipamentos eletrônicos e automatismo.
CCARN - UMA MÁQUINA DE FAZER AMIGOS
FILIADO A FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VEÍCULOS ANTIGOS
FBVA
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Showwwwwwww de reportagem sobre o melhor carro do planeta terra...como sempre digo: FUSCA é fusca o resto é CARRO.
ResponderExcluirO CCARN agradece.
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