19/05/2023

SANTIAGO DO CHILE SOB UM OLHAR ANTIGOMOBILÍSTICO

 SANTIAGO - CHILE . UNDER AN ANTIGOMOBILISTIC LOOK

Aproveitando a chegada do inverno chileno  esse velho escriba (que adora o clima frio) fez mais uma vez a penosa travessia do Andes,  agora com um olhar "antigomobilístico" e trazendo em imagens um pouco da bela Santiago.

A República do Chile, ocupa uma longa e estreita faixa de terra entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico. Faz fronteira com o Peru, Bolívia e Argentina. Possui 4.300 quilómetros de extensão no comprimento e uma média de apenas 175 quilómetros de largura.


SANTIAGO

Santiago, a capital e maior cidade do Chile, foi fundada em 12 de fevereiro de 1541, pelo espanhol Pedro de Valdivia. Está encravada em um vale circundado pela bela Cordilheira do Andes,  quase o ano inteiro coberta pela neve. É uma das capitais mais encantadoras da America do Sul. Atualmente conta com mais de 6 milhões de habitantes, o que equivale a 36% da população do país.

Flagrante entre amigos, após ministrar curso no Corpo de Carabineros de Chile.  Em décadas passadas.

O contraste com o "Colonial Espanhol"



ABREM-SE AS CORTINAS E COMEÇA O ESPETÁCULO

O MUSEU JEDIMAR

JEDIMAR, é a junção das palavras Jesus Diez Martinez, um visionário , fundador da "Tur Bus",  que em 1967, comprou um Ford T 1927, e fundou o CLUB de AUTOMÓVILES ANTIGUOS de CHILE. Nesse museu o visitante poderá ver mais de uma centena de veículos primorosamente preservados que seguramente encanta a todos.

Na entrada do museu, tivemos a oportunidade de materializar e deixar registrada a visita do CCARN, com a aposição do adesivo do nosso Clube no quadro à esquerda.

Logo após a entrada somos recepcionados pelos "Fordecos" que deram início a coleção.



Uma visão geral do átrio principal.

Um belo BUGATTI abre essa sequência de modelos a partir da década de 1930.


Abrindo outra ala, esse Cadillac Coupê De Ville - 1958

Outro Cadillac - 1959



Cadillac El Dourado - 1957

Ford Thunderbird - 1965


Capitaneando os "Muscle Cars" esse Pontiac GTO 1968

Seguido pela categoria desse Mustang, em um Azul Marinho pouco comum.

E o seu compatriota Corvette também em um belo azul.

Em vôos rasantes monomotores sobrevoam o salão.

Ainda representando os italianos, um pelotão da Alfa Romeo da década de 1960

Alfa "Turismo" na cor Prata Clássico.

Mantendo o padrão de beleza da marca Italiana.

Representando os primórdios das competições no sul do nosso continente, as Carreteras não poderiam ficar de fora.

A Carretera do famoso piloto Chileno "Bartolomé Ortiz".

De Soto - 1929

Entrada da sala de preparação mecânica dos esportivos.


Motor FORD.


Ainda entre os esportivos, esses dois belos exemplares de BMW, olhavam fixo para o nada. Guardando cada um, o seu passado de glórias conquistadas nas pistas.

Setor das motocicletas



Uma grande variedade de motos das décadas de 1930 - 1940

Enquanto isso outro monomotor rasgava os espaço aéreo.

Em um flanco do salão o Austin 3000 - Conversível fazia as honras da casa.

Disputando os olhares com esse Jaguar

Outro Jaguar - 1973



Para roubar a cena, esse Porsche Carrera- 911 - 1973


Réplica de uma "Estación de Servicio".


Liderando outra ala, essa Ferrari Testarosa 1987 (Igual a Ferrari usada pelo ator francês Alain Delon)


Maserati 3.500 GT - 1957



Clássico Mercedes Benz da década de 1950.


MG - Conversível - Também representando os Ingleses.


Contrastando em seu exotismo, esse CORD 810 - 1936 . Impecável.


Lincol V8 - Closed Tow Car.


Cadillac V8 - 1924 . Seven Passenger


Renault - 1908



Studbaker - 1930


Buik Coupê - 1931


Winton Six - 1920


Packard 1930 - Touring. Um ícone em elegância.


Carro "Mortuário" - 1920 (Representando a grande certeza da vida)


Ford Prefect - 1938. Raríssimo no Brasil, com  essa frente igual ao do  Anglia.


Volvo - 1947

Não menos famoso o Jeep Land Rover - 1947



 O mais querido de todos não poderia faltar.

VW - 1953. 



O "TOUR BUS" onde tudo começou.


A quem tiver essa oportunidade é uma visita que recomendo com empenho.


CCARN - UMA MÁQUINA DE FAZER AMIGOS

FILIADO A FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VEÍCULOS ANTIGOS

FBVA.  _________________________________________________________________________

" A SUA SATISFAÇÃO É O NOSSO COMBUSTÍVEL"

O CCARN AGRADECE A SUA VISITA.

THANK YOU  FOR YOUR INTEREST.

GRACIAS POR SU VISITA.

e-mail: ccarn2014@gmail.com

Instagram: @ccarnbrasil






2 comentários:

  1. Paixão por carros antigos, é o hobby do primo e amigo, Comte Heriberto Gomes. Qualquer dúvida sobre o culto desse hobby, é só falar com ele.

    ResponderExcluir
  2. O CCARN agradece o comentário e a honrosa visita.

    ResponderExcluir