CENTENARY TIES UNITE PORTUGAL AND BRAZIL
As relações culturais, comerciais, esportivas, militares e uma centena de outras iniciadas no Século XVI, transcendem a história da colonização e com a evidente facilidade do idioma os caminhos são encurtados e chegam aos dias atuais.
E com a paixão dos dois povos pelo automobilismo, essa relação não poderia ser diferente.
Foi com surpresa e alegria que em uma conversa descontraída durante um dos nossos encontros, que descobrimos uma estreita relação entre o AUTOMÓVEL CLUB DE PORTUGAL e a cidade de NATAL, situada do outro lado do Atlântico, através de antigos apaixonados por automobilismo.
O Automóvel Club de Portugal (Inicialmente Real Automóvel Club de Portugal) foi fundado em 15 de maio de 1903.
ACP - Sede em Lisboa.
A HISTÓRIA
Durante um dos nossos encontros mensais, conversando com um amigo de infância, antigomobilista raiz e sócio do CCARN, Antonio Augusto Vaz, renomado oftalmologista em nosso estado, me relatou uma história que salvo melhor juízo, achei que seria por demais interessante aqui dissecar e tornar público tão interessante fato.
Contou-me Augusto, que no início da década de 1950, o seu pai, Sr. José Comte Ribeiro Vaz, que era piloto da Panair do Brasil e logicamente com profundos conhecimentos em mecânica, teve a ideia de, usando um motor de uma "motosserra", com potência de 1 Hp, movida a gasolina, confeccionar na garagem de sua casa, um mini carro de madeira, revestido com metal, imitando os bólidos daquela época, ou uma "Alfeta" semelhante as que eram pilotadas pelo lendário campeão de Fórmula 1, Juan Manoel Fangio.
O mini carro (mono place) que chegava a desenvolver 10Km/h, possuía escapamento, transmissão, molas, faróis, tanque de gasolina etc. E em seus passeios, capitaneado por seu pai, o pequeno Augusto circulava com sua máquina pelas ruas da cidade de Natal.
A foto acima, registra o jovem piloto Augusto Vaz, conduzindo sua máquina fantástica.
Vejam a grande semelhança do "carrinho artesanal" com essa "Alfa Romeo" (Carinhosamente conhecida como Alfeta) pilotada pelo lendário Fangio, no inicio de sua carreira na Fórmula 1.
Fantásticas imagens, roubadas do tempo e imortalizadas em "preto e branco".
A TRAVESSIA DO ATLÃNTICO
Por capricho do destino, essa foto foi enviada pelo avô de Augusto, o Sr. Alvaro Vaz que era na época o Consul de Portugal no Rio de Janeiro, para o seu irmão o Sr. Augusto Vaz, advogado Português em Lisboa, que nessa época era diretor do Automóvel Club de Portugal. Achando muito interessante e inédita essa história da construção do mini carro, ele resolveu publica-la na revista do referido clube.
Mesmo entre suas motos de alta cilindrada ele tem um carinho em especial por essa Vespa- M4.
A paixão por automobilismo encurta distâncias, une continentes e não tem preconceitos.
Após a descoberta desse fato, com certeza, uma nova fase de relacionamento está se iniciando. E para que isso se concretize de maneira mais sólida, esse velho escriba já está com passagem comprada para Lisboa com a esperança que essa penosa travessia do Atlântico possa reforçar uma reaproximação e estreitar as relações entre nossas entidades e povos.
Sem dúvida, temos muito o que aprender com os nossos irmãos Portugueses.
CCARN - UMA MÁQUINA DE FAZER AMIGOS
FILIADO A FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VEÍCULOS ANTIGOS -
FBVA. _________________________________________________________________________
" A SUA SATISFAÇÃO É O NOSSO COMBUSTÍVEL"
THANK YOU FOR YOUR INTEREST.
GRACIAS POR SU VISITA.
e-mail: ccarn2014@gmail.com
Instagram: @ccarnbrasil
Muito interessante, parabéns pelo trabalho de todos vcs 👏👏👏
ResponderExcluirUma excelente matéria!! 👏👏👏
ResponderExcluirO CCARN agradece o comentário e a honrosa visita.
ResponderExcluir