A LEGEND CALLED DKW-VEMAG
As civilizações antigas nos legaram benefícios inumeráveis que continuam sendo desfrutados pela humanidade nos nossos dias. Mitologias geradas no arcaísmo das primeiras sociedades organizadas, com princípios tão bem fundamentados e fortes que se fazem presentes em nossa sociedade dita "moderna". Dessa mesma maneira é o antigomobilísmo, que pretende deixar o seu legado para futuras gerações.
A FÁBRICA
Corria o ano de 1956, e a Vemag colocava no mercado a camioneta DKW - Universal, derivada do sedan Alemão F 91, e sua WOODWAGON produzidos pela Auto Union. Essa montadora nacional (VEMAG) utilizava as instalações de uma fábrica de tratores e máquinas agrícolas, e empregava componentes importados da Alemanha. A fábrica estava localizada no bairro do Ipiranga na cidade de São Paulo.
O DKW é considerado o primeiro veículo de fabricação nacional.
O DKW é um carro curioso.
O radiador fica atrás do motor. Inicialmente as portas abriam "ao contrário" (que lhe rendeu o apelido de "Deixa Ver", quando as mulheres saiam do veículo usando saias) O motor com apenas 03 cilindros, 03 platinados e uma bobina para cada cilindro. (foto). No motor existem apenas 07 peças móveis : 03 pistões, 03 bielas e um virabrequim.
Para o DKW funcionar, não bastava colocar gasolina. O seu motor de "dois-tempos" exigia a adição de óleo (proporção de 40 p/ 01) Por isso era fácil identificar a aproximação de um DKW pelo barulho, pelo cheiro e pela fumaça. O tradicional pó,pó,pó,pó,pó .....
DKW MALZONI - (PUMA DKW)
Esse foi o precursor do imortal PUMA. Inicialmente usava a mecânica DKW VEMAG, posteriormente passando a ser montado com mecânica Volkswagen.
Outro exemplar do DKW Malzoni. Nascido nas pistas, criado nas cidades.
DKW FISSORE
No início da década de 1960, a Vemag queria um veículo mais luxuoso e que se encaixasse no chassi já existente. A plataforma DKW foi enviada para para a Itália e então foi criado o Fissore. Motor 1.000, chegando a uma velocidade máxima de 125 km/h, e deixando o tradicional rastro de fumaça típico do motor de 2 tempos.
Nas pistas, o DKW deu muito trabalho aos seus adversários. Para enfrentar esses imbatíveis a Willys, teve que criar a Berlineta Interlagos.
VEMAGUETE PRACINHA
Seguindo a tendência na época, foi lançada, totalmente desprovida de qualquer luxo ou requinte, a "Vemaguete Pracinha", batizada em homenagem aos Heróis Brasileiros que combateram durante a II Guerra Mundial.
Essa Vemaguete, representa o final da linha de produção em1967. (Foto do antigomobilista e historiador Dr. Luiz Antonio Tenório)
O MITO SOBREVIVE
Com a aquisição em 1967, pela Volkswagen a Vemag encerrou sua produção, porém a história do DKW no Brasil não se apaga, devido a iniciativa de colecionadores e apaixonados pela marca.
Para registrar essa matéria, esse velho escriba cruzou o céu do Brasil, voando quase 4.000 km até a cidade de São Lepoldo - RS e visitar a DEKABRAS, ultima revendedora da marca existente em nosso país.
COMERCIAL DKABRAS - Av. Salgado Filho, 2820 - São Leopoldo . RS
Ocasião em que fui excepcionalmente bem recebido pelo empresário e fundador o gaúcho Fernando Jaeger e seu filho Matheus Jaeger (minha direita).
A paixão do Sr. Fernando começou cedo nas pistas, competindo com seu DKW, apelidado de "Faísca" , correndo sempre com a numeração "5". Essa paixão transferida também para seu filho Matheus, vencedor de diversas competições com o seu envenenado DKW.
O SALÃO DA DEKABRAS
De cara no salão vislumbramos esse DKW JUNIOR, de fabricação Alemã, único exemplar no Brasil.
O clássico BELCAR.
A Vemaguete Pracinha
Uma visão do modelo 1965, para Test Drive. No elevador.
Pacientemente o Sr. Fernando me mostrava todos os detalhes e todo o maquinário que usa na fabricação de peças que são ali produzidas e exportadas para todo o Brasil e diversos países, como Alemanha, Estados Unidos, África do Sul etc.
JEEP DKW CANDANGO
O Jeep Candango, foi fabricado entre 1958 e 1963 ( mais ou menos 7 mil unidades ) seu nome era uma homenagem aos operários que trabalharam na construção da cidade de Brasília. Sua grande característica era poder trafegar com apenas 03 rodas.
A simplicidade do motor.
Nesse veículo, fui presenteado com um passeio pelo quarteirão que a empresa está localizada.
Pacientes "agonizantes" chegando para serem hospitalizadas e iniciados os processos de restauração.
Um coração novo na bancada para ser "transplantado".
Aproveitando a oportunidade fizemos a troca de gentilezas, materializando a nossa visita, com a entrega de adesivos e uma lembrança do Clube de Carros Antigos do RN. Tendo como cenário, esse espaço projetado em homenagem ao eterno Jorge Lettry, considerado um gênio em mecânica PUMA.
A todo instante funcionários procuram o chefe, tiram dúvidas e tomam decisões.
Para me fornecer melhores informações, o Matheus baixa o elevador para dissecar detalhes sobre esse DKW Alemão.
Flagrante em que sou carinhosamente presenteado com brindes da DEKABRAS
UMA VIAGEM AO PASSADO
Recomendo com empenho, a todos que passarem pela rodovia BR 116, no trecho que liga o município de São Leopoldo à capital Porto Alegre, fazerem uma visita a DEKABRAS que tenho certeza serão muito bem recebidos e não se arrependerão.
CCARN - UMA MÁQUINA DE FAZER AMIGOS
FILIADO A FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VEÍCULOS ANTIGOS -
FBVA. _________________________________________________________________________
" A SUA SATISFAÇÃO É O NOSSO COMBUSTÍVEL"
O CCARN AGRADECE A SUA VISITA.
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Parabéns!! Ótima matéria 👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluirParabéns Comandante Heriberto
ResponderExcluirUma matéria rica e cheia de conhecimento. Parabéns!
ResponderExcluirO CCARN, agradece as visitas e os comentários.
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