Corria o ano de 1956, e a Vemag coloca no mercado a camioneta DKW - Universal, derivada do sedan alemão F 91 e sua WOODWAGON produzidos pela Auto Union. Essa montadora nacional utilizava as instalações de uma fábrica de tratores e máquinas agrícolas, e utilizava componentes importados da Alemanha.
A produção da Vemaguete foi iniciada em 1958, como já dissemos, sob licença da fábrica alemã. Entre 1963 e 1965, produziram uma variação popular chamada de " Caiçara ", desprovida de luxos, frisos e acabamento, nessa politica de carros populares veio em seguida a chamada " Pracinha " em homenagem aos heróis brasileiros na Segunda Guerra Mundial. Até o ano de 1963, as portas dianteiras abriam no sentido contrário e que foram logo apelidadas de portas suicidas ou " Deixa Ver ", A maior característica da marca é o motor dianteiro, de dois tempos ( necessita misturar óleo e gasolina, o que resulta no tradicional fumaceiro ) com 03 cilindros em linha, e ao invés de usar buchas, casquilho e bronzina, usa rolamentos, o que aumentava na época a durabilidade entre os carros concorrentes.
O Jeep Candango, foi fabricado entre 1958 e 1963 ( mais ou menos 7 mil unidades ) seu nome era uma homenagem aos operários que trabalharam na construção da cidade de Brasília. Sua grande característica era poder trafegar com apenas 03 rodas.
Em 1964, foi lançado o DKW Fissore, já com 100% de nacionalização como também a nova Vemaguete e o Belcar, todos com as portas dianteiras abrindo no sentido convencional. O Belcar foi muito utilizado como Taxi em todo país durante décadas.
Um assunto importante foi a presença dos Vemags nas pistas, onde fizeram bonito como também em competições de ruas muito comuns naquela época.
Com a aquisição em 1967 pela Volkwagen a Vemag encerrou sua produção, porém a história do DKW no Brasil não se apaga, devido a iniciativa de colecionadores e apaixonados pela marca.
A fábrica
Porta DEIXA VER - Suicída
As famosas 03 bobinas
O Puma - DKW, precursor do atual Puma com mecânica Volkswagen
O famoso Taxi conhecido popularmente como " Carro de Praça "
O valente nas competições
Nenhum comentário:
Postar um comentário