A paixão pelo automóvel o torna um homem incomum, possuidor de uma coleção com 170 veículos e considerado entre os dez maiores colecionadores do mundo. Esses veículos raros e 54 anos de sonhos estão abrigados em 04 galpões dentro de sua propriedade no interior do estado de São Paulo. Og Pozzoli, economista e empresário, nasceu em Itaboraí - RJ, no ano de 1930 e foi criado na cidade de Natal no Rio Grande do Norte, de onde em 1956 foi para a cidade de São Paulo em seu primeiro carro, um Opel 1937, numa viagem que durou 17 dias percorrendo 3.400 km.
Alguns dos seus veículos são únicos no mundo, e cada um deles carrega sua história, como seus antigos proprietários sejam ex presidentes da república ou pessoas comuns. Vários já transportaram autoridades como o Papa João Paulo II, o imperador do Japão Akihito e a imperatriz, a rainha Elizabeth II e o príncipe Philip por ocasião da inauguração do Masp em São Paulo, Generais etc. outros participaram de filmes, como O Beijo da Mulher Aranha, novelas de época etc.
Og não esconde sua preferência por carros americanos, entre eles o Cadillac. Os modelos mais antigos da coleção, são duas Jardineiras Fiat 1912 e 1914, esta última a única no mundo, a qual o então presidente da Fiat Gianni Agnelli ofereceu 01 milhão de dólares para fazer parte do museu da Fiat em Turim na Itália, mas a oferta foi recusada. Em uma entrevista publicada Og disse " Sou um homem realizado, se aceitar esse milhão de dólares vou continuar morando na mesma casa, casado com a mesma esposa, bebendo o mesmo vinho e mesmo Uisque , e sem minhas jardineiras ". Então Agnelli sorriu e respondeu " O senhor é um filósofo " .
Nenhum comentário:
Postar um comentário