VOLKSWAGEN SCHWIMMWAGEM - O CARRO ANFIBIO ALEMÃO.
Ele foi fabricado entre 1938 e 1944, em uma parceria formada entre a Fallersladen em Wolfsburg, a Porsche em Stuttgart e os cascos produzidos por Ambi Budd em Berlin. Usando o mesmo motor, usado no Sedan refrigerado a ar de 04 cilindros com potência de 1.131 cv e 25 hp.
Seu peso chega a 910 kg, câmbio com 04 marchas, idêntico ao protótipo Sedan Beetle civil, alcançando uma velocidade de até 80 km/h em terra.
Inicialmente, foi produzido o Tipo 128, que possuía uma distância entre eixos de 2,40m, sofrendo depois uma modificação de encurtamento para 2.0m que resultou num melhor desempenho. Essa versão Tipo 166 (chassis mais curto), teve mais de 15.000 unidades produzidas entre 1941 e 1944 em plena guerra.
Protótipo do Sedan Beetle civil.
Visão da traseira (popa) do Schwimmwagen.
O grande trunfo dessa engenharia e a principal peça é a hélice na traseira, que quando baixada, acopla com uma engrenagem ligada ao virabrequim do motor , quando usado na opção como veículo anfíbio.
Volante e painel de instrumentos.
Habitáculo do veículo com acomodação para 04 militares e armamento leve.
Visão do motor.
Detalhe da vedação do filtro de ar.
Segundo estudiosos no assunto, existem atualmente no mundo 189 unidades do Schwimmwagen, entre museus e colecionadores particulares. Desses sobreviventes, dois foram trazidos para o Brasil, importados por Dieter Schnur na década de 1960.
Manchete em um jornal Alemão relatando a vinda desses veículos para o Brasil
O schwimmagen em exposição.
Já tive a feliz oportunidade de conhecer e fotografar um Schwimmwagen no Museu do automóvel em Curitiba - Paraná.
Museu do Automóvel - Curitiba - Paraná.
ESPERO QUE VOCÊ TENHA GOSTADO DESSA MATÉRIA, TANTO QUANTO EU GOSTEI DE ESCREVÊ-LA.
O CCARN AGRADECE SUA VISITA.
THANK YOU FOR YOUR INTEREST.
Boa reportagem sobre esse pequeno notável, Schwimmwagen.
ResponderExcluirO CCARN AGRADECE SUA VISITA E O SEU COMENTÁRIO.
ResponderExcluir