04/10/2020

KARMANNGHIA - THE CAR THAT DELIGHTED GENERATIONS.

KARMANNGHIA -  O CARRO QUE ENCANTOU GERAÇÕES.



O KARMANNGHIA é um clássico atemporal, de visual esportivo e elegante, sendo considerado um dos Volkswagen mais bonitos de todos os tempos. Mesmo quando lançado com um motor 1.2 e 30 cv não muito  empolgante, conquistou uma  simpatia impar em todo o mundo. A Karmannghia do Brasil Ltda foi fundada em 1958, em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo como subsidiária da Wilhelm KARMANN GMBH. Tradicional fabricante de carrocerias na Alemanha, parceira com LUIGI  SEGRE,  designer   italiano do estúdio GHIA. Assim, alcançou assim fama mundial, projetando  modelos para diversos fabricantes como, Audi, Mercedes Benz, Chrysler entre outros.

Apresentação dos carros durante o lançamento, do modelo KG em 14 de julho de 1955,  no Hotel Kasino  na Suíça, onde 10 unidades foram disponibilizadas para Test Drive.


O Karmannghia cupê ( No Brasil, também conhecido como "bolinha") foi lançado em 1962 e comercializado em toda rede autorizada VW. Em 1968, foi lançado o modelo conversível que rapidamente se tornou um objeto de desejo entre os brasileiros. Os dois modelos estiveram em linha de fabricação até 1971, com mais de 23 mil unidades comercializadas, das quais apenas 176 no estilo conversível. No ano de 1970, foi lançado o Karmannghia TC, um projeto totalmente brasileiro do qual foram fabricados 18 mil unidades até o ano de 1975.

 O Karmannghia TYP 34, foi lançado na Alemanha em 1961, equipado como motor 1.500 e trazia as linhas mais no estilo quadrado.


 O TYP - 34 teve baixa aceitação no mercado e nunca foi  sequer comercializado nos Estados Unidos.



Fachada da fábrica em São Bernardo do Campo - SP;


Foto de época no trânsito da cidade de São Paulo.

Publicidade de época.



O lançamento da versão 1970, trouxe uma motorização com 1.600 e 50cv, freio a disco na dianteira e bitola traseira mais larga, item  que dava outro visual na traseira do carro, tornando-o mais esportivo e mais bonito.

Como também  novo desenho no para-lama traseiro, lâmina única do para-choques, com batedores com borracha e novas lanternas traseiras.
                                      
                                        

O KARMANNGHIA NAS PISTAS.

A história dos Karmann-Porsche começa em 1964, quando Paulo Goulart, dono da revenda   Volkswagen   Dacon,   levou um  Karmann Ghia equipado  com motor 1.600 de Porsche 356 C  para competir nas  1000 Milhas da Guanabara, no Rio de Janeiro. O carro com Chico Landi ao volante,  venceu a prova e inspirou o empresário a criar uma  equipe  de competições,  com o nome de sua concessionária – a Dacon Competições.

                                     

Os competitivos  KG da Dacon equipados com motor Porsche, sempre presentes nas pistas brasileiras.

Inúmeras outras equipes também usaram o Karmannghia em competições. Competindo contra os Pumas,  DKW Vemag e as Berlinetas da Willys. Velhos tempos, belos dias.




                                     





KG em exposição na AUTOCLÁSSICA 2019, em Buenos Aires - Argentina.
O Karmannghia TC, um projeto totalmente brasileiro.  Exposto no tradicional  encontro mensal na  Estação da Luz - SP.

Acervo do CCARN - KG 1969, pertencente ao sócio Mucio Costa (IN MEMORIAN)



Acervo do CCARN - KG 1969, pertencente ao sócio Edson Bezerra.





Em uma certa tarde de outubro, caminhando pela famosa avenida Andrássy em  Budapest  na  Hungria, deparei-me  com  essa  jóia,   creio que seja um 1969 , pelo desenho do para lamas e o tipo do para choques..  Além  de  fotografar essa  raridade,  fiquei  postado durante  várias  horas  junto  ao  carro,  esperando   o   proprietário   para   tentar   conversar   sobre   o  veículo,  mas  infelizmente ninguém apareceu.






 "A BELEZA DO CARRO ANTIGO ESTÁ NA HISTÓRIA QUE NELE ESTÁ GUARDADA".

                                          

A  minha  paixão  pelo   Karmannghia   remonta os tempos  da  adolescência, quando  eu  via chegar ao pátio  do colégio  Marista,  colegas  de classe,  (filhos de  pais economicamente  abastados)   pilotando reluzentes  carros  e  fazendo  ouvir o  seu  ronco  característico.    A felicidade transpirava pelos poros e ,  desde  então, comecei  carinhosamente  a  acalentar  o   sonho,  ou seja, de  um  dia também  possuir  um. Durante toda a vida, esse sonho foi cuidadosamente alimentado para não deixar apagar a chama da esperança.


Como diziam meus antepassados : " QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA"


Esse KG 1970, povoava meus pensamentos há  mais ou menos uns 10 anos. Sempre que eu encontrava com o agora ex-proprietário a conversa dele era  a mesma ....." é da minha mulher e ela não vende nunca".  Porém, no início do mês de setembro, falei com  ele (que mora em outro estado) para consultar sobre um outro KG, quando para minha surpresa, ouvi a  seguinte frase : ..."minha mulher está dizendo que se você ainda quiser o Karmanghia, ela vende." Não deixei nem ele terminar a frase,  bati o martelo,  e negócio fechado.


O acaso é curioso e o destino muitas vezes nos surpreende.



Agora ele me pertence e que venha 2021 com grandes eventos e exposições. Como dizem os cronistas esportivos "agora é só correr para o abraço".

    

                                 


Esse é o espelho do meu sonho.






O CCARN AGRADECE SUA VISITA.

THANK YOU FOR YOUR INTEREST.



3 comentários:

  1. É o pica pau amarelo💪. Excelente texto

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, quem sonha e luta, vê seus sonhos se realizando. E um grande Viva para o pica pau amarelo de Natal/RN

    ResponderExcluir