24/09/2020

O MINI COOPER, IT'S A WAY OF LIFE.

 O MINI COOPER, UM ESTILO DE VIDA.


O carro MINI surgiu  pela mão de Sir  ALEXANDER ARNOLD CONSTANTINE ISSIGONIS.   O seu objetivo era criar  um veículo de quatro lugares com dimensões reduzidas.

Para obter tais dimensões, o motor foi colocado  transversalmente em relação à linha do eixo do automóvel e recorreu à tração  dianteira (pouco comum naquela época).

Alex Issigonis nasceu em Esmirna na Turquia,  graduou-se em engenharia na Grécia e logo foi para o Reino  Unido  onde  trabalhou  em  diversas   fábricas de automóveis como designer .Seu primeiro sucesso  foi com a construção  do  MORRIS MINOR  em 1948.  A aceitação foi  tão grande, que o carro  vendeu  mais  de 1.300.000 unidades.

Dez anos depois, e também  desenhado  por  Alex Issigonis  e  lançado em abril de 1959,  o novo  Mini foi produzido, entre 1959 e 1968, na fábrica de Oxford na Inglaterra. Na década de 1990, o controle da  Mini passou   para  a Rover, depois comprada pela BMW.  Em 1999, a  Rover foi vendida e a  produção, encerrada  no fim de  2000. Em 2001, a BMW lançou uma versão repaginada, mas sem perder o estilo da primeira geração.




A primeira geração dos MINIS, originada pelo MINOR, (1959 a 1968) era equipada com motor com 848 cc e 34 hp, medindo 3,5m, com 80% do espaço destinado a passageiros e bagagens e conseguindo percorrer até 20 Km/l.

Detalhe:  O aro das rodas com apenas 10 polegadas, com a intenção de ocupar o mínimo de espaço dentro do carro.


Detalhe : Motor transversal.


Detalhe do painel.


Publicidade  bastante ousada para a época.


Em 1961, o piloto e preparador de motores John Cooper, com a autorização de Issigonis, aumentou a cilindrada  para  997cc  e  55 hp,  mudou  a  alimentação  para  dupla  carburação,  freio   da disco  na dianteira.     Uma  tração  fantástica  e  excelente  dirigibilidade, deu  ao  carro   uma verdadeira  alma esportiva. Passando a chamar-se  MINI COOPER.



Dotado de tantos novos atributos, logo conquistou o primeiro lugar no tradicional Rallye de Monte Carlo em 1964, 1965 e 1967.


Em 2019, o MINI  COOPER, completou 60 anos e a BMW, que fabrica esse icônico carro desde 2001, celebrou a data em alto estilo durante a Retromobile em Paris  do ano passado.



 É impossível  desvincular o Mini Cooper de seu mais famoso proprietário.




TESOURO PERDIDO. Em 2012 foi encontrado em um celeiro no interior da Holanda, um Mini Morris -1959, considerado um dos mais antigos existentes.


Com o apoio do projeto MINI ReBORN, o carro foi desmontado peça por peça e fielmente restaurado. 



Durante a Autoclássica, 2019, o elitizado evento de carros antigos da Argentina, podemos contemplar diversos exemplares  de  orgulhosos  colecionadores  de MINIs   daquele país e  também a presença do  famoso  Clube  do  Mini  Cooper do Uruguay.


O Clube de aficionados pelo Mini no Uruguai forma uma grande caravana que se desloca  de Montevidéu até Buenos Aires.




Carinho acima de tudo. - CLUBE URUGUAIO.
 


Salão de exposição de uma revenda MINI COOPER, na famosa av.  Friedrichstrasse, em Berlin.


Mini Morris -1974, acervo do Clube de Carros Antigos do RN. Adquirido por um sócio e trazido de Portugal.



Carro sendo inspecionado pelo departamento técnico do CCARN. Nas dependências da PG PRIME, concessionário BMW em nossa região.


Visão do porta malas.



Detalhe da etiqueta de identificação e número do chassis.


Vista lateral, com o detalhe das rodas esportivas com aro de 14 polegadas. Isso melhora um pouco para enfrentar o pavimento de nossas vias aqui no Brasil. Sendo assistido pela equipe técnica da PG PRIME.



Mini Cooper - 2016. Desde 2001 fabricado pela BMW.


Mesmo nos carros modernos são mantidas as linhas e o estilo retrô.


Modelo conversível , como chamam os espanhóis : Descapotable.

O CCARN AGRADECE SUA VISITA.

THANK YOU FOR YOUR INTEREST.

Nenhum comentário:

Postar um comentário