02 DE SETEMBRO - DIA NACIONAL DA KOMBI NO BRASIl.
A Kombi fez tanto sucesso no Brasil que até ganhou uma data comemorativa oficial. O Dia Nacional da Kombi é comemorado todos os anos no dia 2 de setembro, data em que o primeiro modelo foi produzido em nosso país.. E para relembrar este clássico nós dedicamos essa matéria para contar um pouco da história do modelo e algumas curiosidades sobre a Kombi.
Tudo ideia de um holandês
Apesar de ser fabricada por uma marca alemã, a Kombi foi idealizada pelo holandês Ben Pon na década de 1940. Ele projetou uma combinação entre o conjunto mecânico do Volkswagen Sedan e a carroceria de um veículo de carga leve. Aí, 10 anos depois, a Kombi foi lançada na Alemanha e se destacou muito por sua versatilidade. O modelo era usado tanto para o transporte urbano de carga quanto de passageiros.
BEN PON - O criador.
As criaturas.
A KOMBI NO BRASIL.
Sua montagem no Brasil, começou no ano de 1953, em um galpão no bairro do Ipiranga em São Paulo. Mas foi só a partir de 2 de setembro de 1957 que a Kombi passou a ser efetivamente produzida por aqui, na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo. Foi o primeiro modelo fabricado pela Volkswagen do Brasil – antes mesmo do Fusca – e o primeiro feito pela empresa fora da Alemanha. No seu lançamento, a versão era equipada com motor 1.2 de quatro cilindros que gerava 30 cv de potência.
UM VEÍCULO MULTI USO.
A partir daí, a Kombi brasileira viajou o mundo. Já nos anos 70, ela começou a ser exportada para mais de 100 países. Os principais mercados foram Argélia, Argentina, Chile, Peru, México, Nigéria, Venezuela e Uruguai. A última Kombi produzida no mundo também saiu da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, em dezembro de 2013.
SEMPRE PRESENTE NOS OS EVENTOS DE VEÍCULOS ANTIGOS.
Kombi, na verdade, é apelido
A última unidade da Kombi foi produzida no Brasil em 2013 e, para marcar a despedida do mercado brasileiro, a Volkswagen lançou a série especial Last Edition. Com apenas 1.200 unidades, o modelo recebeu pintura bicolor azul e branca no famoso estilo “saia e blusa” e detalhes internos diferenciados. Ao mesmo tempo, a montadora promoveu uma campanha de “deslançamento” do modelo com um site que ficou aberto para receber histórias de proprietários.
Com base nos relatos recebidos, a VW publicou um “testamento” para o modelo, contendo seus últimos desejos.
A última unidade produzida da Kombi saiu de São Bernardo do Campo, em São Paulo, e foi parar no museu de veículos comerciais do Grupo Volkswagen, na cidade de Hannover, na Alemanha.
Entre os inúmeros sites, clubes de colecionadores e admiradores desse veículo destacamos o site www.kombiclubecuritiba.nafoto.net onde inclusive catalogam as que existem.
Uma notícia boa para quem não gostou quando a Kombi saiu de linha, a “velha senhora” deverá ressurgir das cinzas. Recentemente, o Dr. Heinz-Jakob Neusser, presidente do conselho da Volkswagen, revelou que engenheiros da marca já estão trabalhando em um protótipo elétrico para a nova Kombi, ainda sem previsão de estréia.
Foto do protótipo em testes.
O CCARN AGRADECE SUA VISITA.
THANK YOU FOR YOUR INTEREST,
Ótima matéria! A Kombi é um marco pra história do automobilismo brasileiro... Em tudo a Kombi já foi kkk... Pioneireira em vários seguimentos, picape 3 portas etc...
ResponderExcluirmil é uma utilidade
ResponderExcluirmil é uma utilidade
ResponderExcluirmil é uma utilidade
ResponderExcluir