17/08/2020

AUGUST 19TH WORLD PHOTOGRAPHY DAY

 19 DE AGOSTO - DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA.


A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.


Origem do Dia Mundial da Fotografia

A escolha do dia 19 de agosto para celebrar esta data é uma homenagem à invenção do daguerreótipo, que foi o primeiro processo fotográfico a ser comercializado ao grande público, ou seja,  o antecessor das câmeras fotográficas. Foi em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciava mundialmente a nova invenção.


Em 1816, o francês Joseph Niépce (1765-1833) dava os primeiros passos no caminho do registro de imagens por meio de câmera escura. Pesquisando um material recoberto com betume da Judéia e em uma segunda etapa com sais de prata, ele conseguiria gravar imagens em 1827. Niépce batizou a descoberta de heliografia.

Este aparelho ( daguerreótipo) foi desenvolvido pelo francês Louis Daguerre (1787-1851), em 1837, graças aos estudos de Joseph Niépce (1765-1833), que havia criado a héliographie alguns anos antes.

Em 1839 também foi inventado o calótipo, um outro sistema de captura de imagens, criado por William Fox Talbot (1800-1877). Por causa dessas incríveis invenções, 1839 se consagrou como o Ano da Invenção da Fotografia.



A profissão de fotógrafo passou  a se r cobiçada em todo o mundo, revelando profissionais altamente qualificados e, até, adorados em vários países, como:  Brett Weston, Cartier Bresson, Edward Weston, Robert Capa, Robert Frank, Alexander Ródchenko,  Pierre Verger e  Jean Manzon, entre outros. Esses profissionais formaram uma geração de ouro do fotojornalismo mundial, mostrando muita criatividade e ousadia  em suas  fotografias,  fazendo delas verdadeiras  obras de artes,  admiradas  por  milhões de pessoas.



No Brasil, Antoine Hercule Romuald Florence (1804-1879), um francês radicado na Vila de São Carlos1, pesquisou, entre 1832 e 1839, uma forma econômica de impressão, sensibilizada pela luz do sol e sais de prata, método parecido com os que Niépce, Daguerre e Talbot utilizaram na Europa. Ele chegou próximo a uma descoberta batizada de photographie, seis anos antes que seu compatriota Daguerre em Paris.

Com o anúncio da gravação da imagem por Daguerre na Europa, logo se instituiu uma grande polêmica entre os pintores. Eles acreditavam que o novo método acabaria com a pintura, não admitindo, portanto, que a fotografia pudesse ser reconhecida como arte, uma vez que era produzida com auxílio físico e químico.

As fotografias abrem portas para o passado, mas também permitem um olhar para o futuro.



Desde que foi descoberta, a fotografia analógica pouco evoluiu. Permaneceu com seus princípios ópticos e formatos por mais de 100 anos, reinando absoluta na história, como se o processo descoberto pelos pioneiros fosse, de fato, eterno.


No século XX, a fotografia passou a ser utilizada em grande escala pela imprensa mundial, em amplas reportagens fotográficas, fazendo aumentar naturalmente a exigência de profissionais que trabalhavam com fotojornalismo. A cobrança por equipamentos mais leves e ágeis despertou nos fabricantes o interesse em investir no setor, provocando uma renovação no mercado e chamando a atenção do grande público para as novidades tecnológicas e as belas imagens que surgiam no dia-a-dia da imprensa mundial.



Com o surgimento da fotografia digital, no final dos anos 1980, todo o glamour conquistado pela fotografia analógica tende a entrar em declínio. A evolução dos equipamentos digitais aponta para o aniquilamento gradual da fotografia analógica.


Podemos dizer que a fotografia é uma das invenções mais extraordinárias que o mundo já viu. Desde a sua chegada é possível eternizar momentos. São registros que passam de geração para geração, são histórias de pessoas. 



Não faz muito tempo nós tínhamos que colocar os olhos na lente da câmera e clicar, não tinha como ver a foto, só quando o filme era revelado. Você podia ter uma foto incrível ou horrível. Hoje temos na palma das mãos aparelhos que registram muitas fotografias, que podemos editar,  apagar a qualquer momento e tirar mais se quisermos. 

 O AGORA, JÁ PASSOU, APENAS O PODER MÁGICO DA FOTOGRAFIA PODE ETERNIZAR O MOMENTO.


.Afinal, o que seria da memória dos séculos XIX e XX se não fossem as fotografias produzidas em negativos, no superado sistema analógico, que armazenam até hoje imagens importantes de nossa história.

Um clique é necessário para mudar uma vida, para denunciar, para informar, para nos fazer rir ou chorar... Obrigado por transformar os segundos em eternidades! Parabéns, fotógrafo!



Parabéns pela sensibilidade, coragem e ousadia que permitem a beleza do seu trabalho! Feliz Dia do Fotógrafo!


O CCARN AGRADECE SUA VISITA.

THANK YOU FOR YOUR INTEREST.

2 comentários:

  1. Belíssima matéria, homenagem realizada com sucesso!

    Eu,como fotógrafo fico imensamente lisonjeado. Parabéns para todos os eternizadores de momentos!

    ResponderExcluir
  2. Nós que agradecemos a sua visita JT.
    Comentários vindo de um profissional do seu nível, só nos engrandece.

    ResponderExcluir