08 DE MARÇO - DIA INTERNCIONAL DA MULHER.
MARCH 08 INTERNATIONAL WOMEN'S DAY.
A história tem nos mostrado que a figura da mulher sempre esteve presente contribuindo e ainda contribui para o desenvolvimento do setor automobilístico. Desde a invenção de acessórios, itens de segurança, design interno e externo, além das incríveis proezas nas pistas de competições.
Isso nos motivou a prestar essa singela homenagem citando alguns exemplos de mulheres geniais, por ocasião da celebração internacional do seu dia.
LUZES DE SETA E DE FREIO - Florence Lawrence.
Os aficionados por cinema talvez já tenham ouvido falar de Florence Lawrence. Esta canadense, nascida em 1886, é considerada a “primeira estrela do universo cinematográfico” e desfrutou do ápice de sua carreira na década de 1910. O que não costuma ser contado sobre ela, no entanto, é que foi a inventora das luzes de seta e de freio dos automóveis.
Até então, motoristas faziam gestos com os braços pelas janelas para indicar que iriam fazer uma curva. Florence desenvolveu uma dupla de bandeirinhas para serem fixadas atrás dos para-lamas. Quando ativada por botões elétricos dentro da cabine, uma bandeirinha se levantava, indicando a direção da curva a ser feita. Na traseira, uma placa com a palavra “Stop” (pare ou parada) era ativada automaticamente quando o pedal de freio era acionado.
LIMPADORES DE PARA-BRISA - Mary Anderson.
Em 1902, Mary Anderson visitou Nova York durante o inverno e, saindo para dar uma volta de bonde, ficou impressionada pela forma como o clima interferia no trânsito. Ela desenhou em seu caderno, então, um projeto que consistia em um limpador parecido com um rodo do lado de fora do vidro do bonde, com uma manivela do lado de dentro da cabine.
Mary patenteou a invenção no ano seguinte, mas, naquela época, poucas pessoas precisavam daquilo. Poucas eram donas carros e o para-brisa era apenas um acessório removível que algumas escolhiam instalar. Quando os limpadores de para-brisa finalmente se tornaram populares para os automóveis, outras patentes semelhantes, que eram mais recentes, acabaram por tomar o lugar daquela de Mary Anderson. Até hoje, no entanto, o funcionamento do dispositivo é basicamente o mesmo pensado por ela, no início do século passado.
A PRIMEIRA VIAGEM EM UM CARRO DE PASSEIO - Bertha Benz.
O Hall da Fama Automobilístico foi criado nos Estados Unidos em 1939, para homenagear personalidades que contribuíram para a história do setor. Atualmente a instituição possui cerca de 300 nomes de homenageados e entre eles está DENISE McCLUGGAGE jornalista de automobilismo que foi indicada em 2001, sendo a primeira pessoa do jornalismo a receber essa honraria.
DESIGNER DE INTERIORES - Tisha Johnson.
O TOP FUEL é uma categoria esportiva que faz parte do Drag Race, uma modalidade de prova disputada dos Estados Unidos, na qual o piloto pode alcançar uma velocidade de mais de 500km/h, percorrendo uma distância de 305 metros em menos de 4 segundos, que é o tempo médio que dura uma prova. Em 1977 SHIRLEY MULDOWNEY, foi a vencedora pela primeira vez. Três anos depois Shirley, mostrou que esse feito não era o suficiente o bastante para ela e voltou a vencer mais duas vezes, se tornando a primeira pessoa no mundo a conquistar esse feito.
ANTIGOMOBILISMO - Olga Paravani.
O CCARN AGRADECE A SUA VISITA.
THANK YOU FOR YOUR INTEREST.
GRACIAS POR SU VISITA.
Justo tributo às mulheres, em seu dia!
ResponderExcluirParabéns pelo ótimo artigo!
O CCARN agradece a visita e o comentário.
ResponderExcluir