21/03/2021

KARMANNGHIA-DACON - UMA LENDA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO.

    A LEGEND OF BRAZILIAN AUTOMOBILISM.

KARMANNGHIA - DACON.


O Karmannghia VW, foi apresentado no Brasil em 1962, sendo o terceiro carro lançado pela Volkswagen em nosso país. Produção que se tornou viável devido aos esforços do presidente da empresa FRIEDRICH SCHULYZ-WENK.  Ele foi quem convenceu a Wilhem Karmann Gmbh a construir a primeira fábrica desse esportivo fora da Alemanha. 

Fábrica em São José dos Campos - SP.


Um carro com etilo Italiano combinando o design da Karmann e o estilo do estúdio Italiano Ghia além da qualidade de construção Alemã. Tudo era montado artesanalmente por técnicos brasileiros treinados na Alemanha, na nova fábrica instalada a apenas 02km da unidade da VW , em São Bernardo do Campo estado de São Paulo.


O KARMANNGHIA-DACON.

O cupê envenenado que protagonizou um dos períodos mais românticos do automobilismo brasileiro e foi pilotado além de outros, pelos irmãos WILSON E EMERSON FITTIPALDI.  Entre os apaixonados por automobilismo e a mídia especializada, ele ficou conhecido como o KARMANNGHIA-DACON.


Este é um dos quatro Karmannghia/Porsche que integravam a EQUIPE DACON.


A DACON  (Distribuidora de Automóveis, Caminhões e Ônibus Nacionais) foi fundada em 1960. Tendo a sua origem na Comercial Lara Campos, antiga concessionária DKW. A empresa DACON, tornou-se famosa sob o comando do engenheiro Paulo Aguiar Goulart, o gênio por trás dos carros mais reverenciados no automobilismo nacional, o Karmannghia Dacon.  


Detalhe destacando os seus pilotos. Wilson e Emerson Fittipaldi e José Carlos Pace.


As rodas (Kronprinz) vinham do Porsche 904.


Na foto da traseira, chama a atenção a bitola larga das rodas  que suaviza o acréscimo de torque e potência do motor. O resultado estético ficou primoroso, mas existia um grande detalhe o grande  peso do motor, cerca de 70 kg a mais do que o motor do Fusca que era na época um concorrente nas pistas.  Com o peso total  de 815kg, o Karmannghia sofria muito  para chegar aos 118 km/h e gastava meio minuto para chegar a 100km/h. Era um desempenho muito inferior comparado aos Willys Interlagos (Berlinetas) que estavam imbatíveis nas competições. E isso foi o desafio para disparar a engenhosidade de Paulo Goulart.

Goulart era amigo de Christian Heinz (BINO) um paulistano de origem Alemã  e que já havia disputado provas na Europa pilotando um Porsche 356. Essa amizade e a ajuda foi decisiva para que Goulart iniciasse a importação de motores Porsche com 95cv. Os sistemas de direção e freios eram perfeitamente compatíveis e a adaptação do motor Porsche exigia apenas um reforço na suspensão.

* BINO o amigo inseparável de Goulart faleceu em 1963, vítima de um acidente disputando as 24 horas de Le Mans na França.

Logo, os primeiros resultados obtidos foram excelentes nas acelerações, retomadas rápidas e velocidade final superior a 180km/h.  O entusiasmo foi tanto, que o piloto Chico Landi convenceu Goulart a inscrever o Karmannghia nas III 100 Milhas da Guanabara no ano de 1964, na qual o carro venceu a prova. Surgia aí uma das escuderias de maior importância no automobilismo brasileiro.

O adesivo da Escuderia Dacon.


No painel vemos a instrumentação completa vinda do Porsche 356.


Em 1966, a EQUIPE DACON voltou às pistas com o piloto José Carlos Pace (MOCO)


Posteriormente com a construção de uma nova carroceria em fibra de vidro, projetada pelo piloto e projetista Anisio Campos, o peso do carro caiu de 815 para 650kg.



No total foram montadas 18 unidades do KG-Dacon e uma delas para uso pessoal de Paulo Goulart.

O motor era longitudinal com 04 cilindros opostos, 1.966cm3 e 130cv. Duplo comando de válvulas, alimentado por 02 carburadores de corpo duplo. Câmbio com 05 marchas.


Anisio Campos um verdadeiro "MAGO" na arte de design no automobilismo brasileiro.


Diante de muitas limitações orçamentárias o lendário Karmannghia-Dacon, foi aposentado mesmo  no auge de suas conquistas após chegar nos três primeiros lugares nos 1000 Quilômetros de Brasília em 1967.

A empresa DACON seguiu como representante Porsche e também como referência na personalização de  carros Volkswagen até o encerramento definitivo de suas atividades em 1996.



O icônico Porsche que inspirou o genial Paulo Goulart.


O CCARN AGRADECE A SUA VISITA.

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