15/01/2022

CITROËN - H. VAN (A FRANÇA PÓS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL)

 CITROËN - H - VAN (FRANCE AFTER THE SECOND WORLD WAR)

Após o sagrado descanso proporcionado pelo recesso de final de ano, reiniciamos as publicações das  nossas matérias. Estamos  trazendo um trabalho de pesquisa e resgate iniciado por um antigomobilísta raiz, o meu amigo Dr. Luiz Antônio Tenório, membro da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e  possuidor de uma bela coleção de veículos antigos (GARAGEM DOS LUIZES) na cidade de Maceió - Alagoas. Recomendo com empenho uma visita.


CITROËN H - Van - A HISTÓRIA.

O CITROËN H era uma caminhão leve, ou seja, uma Van de Entrega. O seu projeto teve início em 1943, totalmente as escondidas dos Nazistas, durante a ocupação da França pelos alemães na Segunda Guerra Mundial. Período no qual, a indústria francesa estava literalmente proibida de fabricar qualquer produto que não fosse artefato bélico.

Logo após o final do conflito mundial, no ano de 1947, o CINTROËN H foi lançado, e de imediato ganhou o apelido de "NEZ DE COCHON", que em francês significa "NARIZ DE PORCO", devido a frente protuberante do veículo.


O "H", que identifica o veículo, além de ser a "oitava" letra do nosso alfabeto, representava o "oitavo" projeto dessa marca francesa.


O Citroën H possuía uma estrutura monobloco como a Kombi VW.  E entre os antigomobilistas é conhecida como a "Kombi francesa"A grande característica na sua construção são as chapas metálicas onduladas usadas na lataria,  resultado do aproveitamento da fuselagem de restos de aviões que foram utilizados durante a Segunda Guerra Mundial,  por ser um material resistente e barato. Ficando assim, uma verdadeira marca registrada nesses veículos.

A Citroën, também fornecia o chassi e a cabine para que o cliente pudesse adaptar o projeto seja qual fosse  a sua necessidade.

O motor,  com 04 cilindros e 50 Hp. Além do compacto motor, câmbio com 03 velocidades e a tração eram posicionados  na dianteira. Com isso, permitia um assoalho plano, amplo e  perto do solo.  Sua velocidade chegava até 80km/h, e a capacidade de carga a 850 kg.


Vista da cabine.

Volante e painel.

Capacidade de carga.

Versão caçamba.

Sua produção se estendeu até o ano de 1981 e durante esse período, o projeto inicial foi sofrendo algumas melhorias, como o motor mais potente, a versão a Diesel e circuito elétrico com 12 volts.

Durante os 34 anos de sua produção, foram fabricadas cerca de 474 mil unidades, e a essência do veículo foi preservada. Sua exportação limitou-se a poucos países vizinhos.

Por sorte, esse velho escriba, teve a oportunidade de ver de perto um exemplar desse raro veículo em uma exposição na cidade de Nova York - USA.


O CCARN AGRADECE A SUA VISITA.

THANK YOU  FOR YOUR INTEREST.

GRACIAS POR SU VISITA.






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