CITROËN - H - VAN (FRANCE AFTER THE SECOND WORLD WAR)
Após o sagrado descanso proporcionado pelo recesso de final de ano, reiniciamos as publicações das nossas matérias. Estamos trazendo um trabalho de pesquisa e resgate iniciado por um antigomobilísta raiz, o meu amigo Dr. Luiz Antônio Tenório, membro da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e possuidor de uma bela coleção de veículos antigos (GARAGEM DOS LUIZES) na cidade de Maceió - Alagoas. Recomendo com empenho uma visita.
CITROËN H - Van - A HISTÓRIA.
O CITROËN H era uma caminhão leve, ou seja, uma Van de Entrega. O seu projeto teve início em 1943, totalmente as escondidas dos Nazistas, durante a ocupação da França pelos alemães na Segunda Guerra Mundial. Período no qual, a indústria francesa estava literalmente proibida de fabricar qualquer produto que não fosse artefato bélico.
Logo após o final do conflito mundial, no ano de 1947, o CINTROËN H foi lançado, e de imediato ganhou o apelido de "NEZ DE COCHON", que em francês significa "NARIZ DE PORCO", devido a frente protuberante do veículo.
O "H", que identifica o veículo, além de ser a "oitava" letra do nosso alfabeto, representava o "oitavo" projeto dessa marca francesa.
O Citroën H possuía uma estrutura monobloco como a Kombi VW. E entre os antigomobilistas é conhecida como a "Kombi francesa". A grande característica na sua construção são as chapas metálicas onduladas usadas na lataria, resultado do aproveitamento da fuselagem de restos de aviões que foram utilizados durante a Segunda Guerra Mundial, por ser um material resistente e barato. Ficando assim, uma verdadeira marca registrada nesses veículos.
A Citroën, também fornecia o chassi e a cabine para que o cliente pudesse adaptar o projeto seja qual fosse a sua necessidade.
O motor, com 04 cilindros e 50 Hp. Além do compacto motor, câmbio com 03 velocidades e a tração eram posicionados na dianteira. Com isso, permitia um assoalho plano, amplo e perto do solo. Sua velocidade chegava até 80km/h, e a capacidade de carga a 850 kg.
Vista da cabine.
Volante e painel.
Capacidade de carga.
Versão caçamba.
Sua produção se estendeu até o ano de 1981 e durante esse período, o projeto inicial foi sofrendo algumas melhorias, como o motor mais potente, a versão a Diesel e circuito elétrico com 12 volts.
Durante os 34 anos de sua produção, foram fabricadas cerca de 474 mil unidades, e a essência do veículo foi preservada. Sua exportação limitou-se a poucos países vizinhos.
Por sorte, esse velho escriba, teve a oportunidade de ver de perto um exemplar desse raro veículo em uma exposição na cidade de Nova York - USA.
O CCARN AGRADECE A SUA VISITA.
THANK YOU FOR YOUR INTEREST.
GRACIAS POR SU VISITA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário