THE AMERICAN WHO DREAMED OF OWNING A "SP2"
Em recente viagem pelos Estados Unidos, esse "old writer", tomou conhecimento de uma bela história, que enche de orgulho os brasileiros que curtem automobilismo.
O Norte Americano Dale Will, tinha apenas 12 anos de idade, quando viu pela primeira vez esse esportivo brasileiro exposto em uma concessionária Volkswagen, na cidade de Aurora no Colorado. Desde então, o VW SP 2, nunca mais saiu de sua cabeça.
Então, Dale pilotando sua bicicleta, foi até a loja de automóveis para ver de perto aquele carro. Ficou impressionado com as linhas e o estilo do veículo, que inicialmente julgou ser um Porsche 356. A partir daí, aquela imagem passou a povoar os seus sonhos.
Por motivos de não preencherem os requisitos da legislação de trânsito e de segurança, tanto o SP 2 como o Puma nunca foram importados pelos Estados Unidos.
Mas, passados 48 anos, Dale, finalmente consegui realizar o seu sonho. Ele comprou esse belo exemplar 1976, amarelo que foi recentemente levado por um colecionador e estava à venda em Orlando na Flórida. O carro está em excelente estado de conservação e ainda ostenta a Placa Preta com licenciamento da cidade de São Paulo - SP. (*mesmo tendo sua fabricação encerrada no final de 1975, as ultimas unidades saíram como 1976)
Orgulhosamente Dale debutou em sua primeira aparição pública com seu SP 2, na quinta feira (03 de março) durante o GRAND MOTORING HANGAR, um evento que é uma espécie de "prévia" para o famoso e chique encontro de carros antigos que é o ISLAND CONCURS D'ELEGANCE que se realiza anualmente nos Estados Unidos.
"Não há nada a que se comparar a esse carro por aqui", disse Dale Will em entrevista à televisão alemã.
O SP 2 -O SP 2, esse esportivo brasileiro, foi criado pela VW para concorrer diretamente com o PUMA, mas ficou pouco tempo no mercado. A sigla (SP) é uma homenagem ao Estado de São Paulo.
Lançado em 1972, o projeto do SP 2, teve o empenho pessoal do então presidente da Volkswagen do Brasil, Rudolf Leiding, que mais tarde se tornaria o presidente mundial da empresa alemã.
Na foto a baixo, um SP 2 - 1974, "Azul Calcinha", pertencente ao acervo do CCARN.
O SP 2, tem um motor 1.7, refrigerado a ar, tipo deitado, com quatro cilindros, 64 CV, alcançando uma velocidade máxima de 160Km/h. Trazia inovações avançadas para a época no mercado nacional, como: apoios de cabeça reguláveis, painel envolvente completo, pneus radiais 185/14, para-choques de borracha envolventes, além de limpadores de para-brisa pantográfico.
Atualmente o SP 2, é um carro bastante cobiçado por colecionadores, raro nas exposições e de preço elevado. Sua produção totalizou apenas 10.193 unidades.
A história completa do SP 2, já foi anteriormente e por várias vezes dissecada em artigos anteriores nesse blog.
O CCARN AGRADECE A SUA VISITA.
THANK YOU FOR YOUR INTEREST.
GRACIAS POR SU VISITA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário