09/08/2018

= O ETERNO JEEP =

           O avião  Dakota e o Jeep foram duas ferramentas fundamentais, para a vitória das tropas aliadas contra  as forças do  nazismo de Hitler .  Durante a segunda Guerra Mundial o Jeep se fez presente no teatro de operações,  desde os Alpes gelados as areias do deserto no norte da África.
          Após o término da guerra, a Willys Overland reprogramou o jeep para uso civil, e produziu inicialmente 22 protótipos que foram batizados de CJ 1 , ou seja CJ de  " Civilian Jeep " .
          Foi criada uma tampa traseira, para facilitar o acesso, permanecendo o para-brisa bipartido e a redução 4 x 4 .  Em 1945, ocorreu o lançamento do  CJ 2 , denominado de " Agro Jeep " para ser utilizado nas lavouras e fazendas americanas.
         Em 1947, lançou o  CJ 2 A, direcionado para o mercado misto, fazenda e cidade, na ocasião foi redesenhada a grade frontal com 07 aberturas para acomodar melhor os novos faróis.
        O ano de 1949 ficou marcado pelo lançamento do  CJ 3 A, com caixa de câmbio mais resistente e o para-brisa de vidro único, o motor ainda com 04 cilindros  (Continental ) com 60 HP, que foi apelidado de GO DENVEL , ( Vá para o inferno ).
       Em 1953, a Willys foi vendida para a Kaiser, depois para a AMC e depois para a Chrysler, que lançou o CJ 3 B, com o motor Huricane com 76 HP, e devido a essa  alteração aumentaram a altura da tampa do motor, fato que no Brasil ganhou o apelido de CARA DE CAVALO. ( modelo  já
montado no Brasil )
       O famoso CJ 5 , foi lançado em 1955, a versão mais difundida e usada no Brasil, com  motor de 06 cilindros e 90 HP.  O CJ 6, com mais 02 bancos inteiriços e distancia entre eixos aumentada, produzido pela Willys Overland do Brasil, na cidade de  São Bernardo do Campo - SP, foi apelidado de  " Bernardão " como os que foram montados no nordeste na cidade de Jaboatão - PE, eram apelidados de " Chapéu de Couro " .
      O CJ 7, foi fabricado apenas nos Estados Unidos com o nome de RENEGADE,  Nessa época a Chrysler foi vendida para a Daimer-Chrysler de posteriormente para a Fiat-Chrysler.
      Os 07 espaços grade dianteira, continuam até hoje no Renegade, tornando´se uma marca registrada do JEEP.

                              O Jeep sendo utilizado na agricultura.

                                                                Civil Jeep
                                                Os chamados " Guerreiros ".




  


Jeep 1951 - pós guerra.


                                                        O CJ 5 , já montado no Brasil
                                          O Bernardão, com a distância entre eixos aumentada.
                                                 Muito utilizado no nordeste do Brasil.
                                                               CJ 5 - 1969 , restaurado.
                                               Volante, painel e instrumentos originais.


        O CJ 7, apenas frabricado nos Estados Unidos.considerado o ancestral do atual RENEGADE.
                                                    O Renegade que mantém o DNA Jeep;
      O conhecido como CARA DE CAVALO,  por ter a tampa do motor com a altura aumentada.

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