05/05/2020

= 62 ANOS DO SIMCA NO BRASIL =





    A SIMCA DO BRASIL,  fundada em 05 de maio de 1958, foi uma subsidiária da Simca Francesa e inicialmente instalada na cidade de Belo Horizonte-MG, porém por motivos logísticos, operacionais, distância de fornecedores de autopeças etc, foi transferida para São Bernardo do Campo em próximo a cidade de São Paulo.
    O Simca Chambord foi o modelo básico produzido a partir de 1959, inspirado no Simca Vedette francês. O primeiro veículo produzido foi oficialmente entregue ao Presidente  da República Juscelino Kubitschek no palácio do Catete no Rio de Janeiro.
    Na ápice de sua produção ( 1964-1965 ) a empresa chegou a ter 2.300 funcionários.


Durante a sua existência no Brasil foram produzidos os modelos : Simca Chambord, Alvorada, Rallye, Tufão, Regente, Presidence e Jangada.


O Simca foi construído em uma  carroceria monobloco com 04 portas, seis lugares, porta malas para 500 L, 4,75 m de comprimento, motor longitudinal, dianteiro, refrigerado a água, 84 cv, tração traseira, cambio manual com 03 velocidades, direção mecânica, suspensão  (McPherson) e molas traseiras, sendo ainda freio a tambor nas quaro rodas. Com o passar do tempo pequenas alterações evolutivas foram sendo acrescentadas.

                                               A versão do utilitário Jangada.
                       
  Nas pistas, também marcou época enfrentando os famosos DKWs.


      Sempre presente nas competições de ruas, como essa no Rio                                               Grande do Sul.
       
      A fábrica também contava com seu departamento de Shows.
 
       
           Esse exemplar foi premiado no Encontro Sul Brasileiro de               Veículos Antigos, na cidade de Florianópolis-SC em 2015.
 
  Com a compra da Simca Francesa pela Chrysler Americana em 1966, a filial brasileira deixou de existir e nasceu a Chrysler do Brasil

                                            O CCARN AGRADECE SUA VISITA.
                                            THANK YOU FOR YOUR INTEREST.

Nenhum comentário:

Postar um comentário