É considerado o pai do GORDINI, o italiano naturalizado francês, AMÉDÉE GORDINI, conhecido como o " Feiticeiro " um preparador de motores que iniciou sua carreira pilotando para a Fiat, depois para a Simca, de onde partiu para fundar a sua própria empresa. Em 1950, iniciou uma parceria com a Francesa Renault e cria a versão GORDINI inspirado no já existente Renault Dauphine.
O Renault GORDINI, foi apresentado aos franceses em 1958. O carro agradou bastante, oferecendo um motor mai potente com 40 hp e câmbio com 04 velocidades ( O Dauphine oferecia apenas 03 velocidades ). Tração traseira e refrigerado a água. Por volta de 1962, o Gordini foi naturalizado brasileiro pelas Willys Overland do Brasil, e veio para disputar o mercado dominado pelo Fusca.
O Gordini chegava com a proposta de um carro mais econômico, mais veloz, oferecendo mais modernismo e conforto de que o seu principal concorrente.
Painel mais moderno, com mais recursos e até a opção de buzina para a cidade e buzina para as estradas,
O porta bagagens mais espaçoso, já que o pneu de suporte era abrigado em baixo junto ao para-choque dianteiro.
" 40 HP DE EMOÇÕES".
Com uma estrutura projetada na Europa e não para as estradas brasileiras, o Gordini teve mais destaque nas pistas do que nas cidades.
Também para enfrentar a fatia de carros populares como o " PÉ DE BOI " da Volkswagen, a Willys lançou o " TEIMOSO " uma versão também desprovida de requintes e acessórios, sendo um fracasso de vendas.
Já no final de sua produção a Willys lança o RENAULT 1093, uma versão esportiva e mais apimentada para a época, e usando os pneus " Cinturato " da Pirelli , grande novidade no universo de pneus.
RENAULT 1093 - Fabricado até 1968.
Nas competições sempre apresentavam uma boa performance.
Vários exemplares sendo expostos durante a AUTOCLÁSSICA de Buenos Aires, evento top do antigomobilismo na Argentina .
Em 1967 a Willys Overland do Brasil foi comprada pela FORD, e a partir de então foi desenvolvido o projeto do FORD CORCEL.
Belo exemplar do FORD CORCEL (Placa Preta) primorosamente restaurado. Acervo do CCARN que pertence ao sócio Ivaldo Moura, atual presidente do clube.
O CCARN AGRADECE SUA VISITA.
THANK YOU FOR YOUR INTEREST.
Fui proprietário de um Gordini III1966,em 1973, cor Cinza Madrugada, placa AA5555. A posição de dirigir dadv uma sensaçao de esportivida. Inesquecível
ResponderExcluirSim, também tive um Gordini ano 1970 ( azul marinho ) muito bonitinho. Mas tive que adaptar " tensores " na suspensão traseira para dar maior segurança e estabilidade. Adaptei um dispositivo que mantinha a tampa do motor semi aberta, e assim um ar de esportividade além do escapamento mais livre. Parado ficava bonitinho, mas gostava estupidamente de comparecer a oficina.
ResponderExcluirO CCARN AGRADECE SUA VISITA.