25/05/2020

= RNAULT GORDINI O ANTECESSOR DO FORD CORCEL =


    É considerado o pai do GORDINI, o italiano naturalizado francês, AMÉDÉE GORDINI, conhecido como o " Feiticeiro " um preparador de motores  que iniciou sua carreira pilotando para a Fiat, depois para a Simca, de onde partiu para fundar a sua própria empresa. Em 1950, iniciou uma parceria com a Francesa Renault e cria a versão GORDINI inspirado no já existente Renault Dauphine.



   O Renault GORDINI, foi apresentado aos franceses em 1958. O carro agradou bastante, oferecendo um motor mai potente com 40 hp e câmbio com 04 velocidades ( O Dauphine oferecia apenas 03 velocidades ). Tração traseira e refrigerado a água. Por volta de 1962, o Gordini foi naturalizado brasileiro pelas Willys Overland do Brasil, e veio para disputar o mercado dominado pelo Fusca.


    O Gordini  chegava com a proposta de um carro mais econômico, mais veloz, oferecendo mais modernismo e conforto de que o seu principal concorrente.


    Painel mais moderno, com mais recursos e até a opção de buzina                          para a cidade e buzina para as estradas,

 
   O porta bagagens mais espaçoso, já que o pneu de suporte era                    abrigado em baixo junto ao para-choque dianteiro.


                  O grande trunfo do fabricante era um carro com 
                              " 40 HP DE EMOÇÕES".
 
 Com uma estrutura projetada na Europa e não para as estradas brasileiras, o Gordini teve mais destaque nas pistas do que nas cidades.


   Também para enfrentar a fatia de carros populares como o " PÉ DE BOI " da Volkswagen, a Willys lançou o " TEIMOSO " uma versão também desprovida de requintes e acessórios, sendo um fracasso de vendas.


        Já no final de sua produção a Willys lança o RENAULT 1093,    uma versão esportiva e mais apimentada para a época, e usando os pneus " Cinturato " da Pirelli , grande novidade no universo de pneus.


                                  RENAULT 1093 - Fabricado até 1968.


         Nas competições sempre apresentavam uma boa performance.


Vários exemplares sendo expostos durante a AUTOCLÁSSICA   de Buenos Aires,  evento top do antigomobilismo na Argentina .


   Em 1967 a Willys Overland do Brasil foi comprada pela FORD, e a partir de então foi desenvolvido o projeto do FORD CORCEL.


    Belo exemplar do FORD CORCEL (Placa Preta) primorosamente restaurado. Acervo do CCARN que pertence ao sócio Ivaldo Moura, atual presidente do clube.

                                O CCARN AGRADECE SUA VISITA.
                     THANK YOU FOR YOUR INTEREST.

2 comentários:

  1. Fui proprietário de um Gordini III1966,em 1973, cor Cinza Madrugada, placa AA5555. A posição de dirigir dadv uma sensaçao de esportivida. Inesquecível

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  2. Sim, também tive um Gordini ano 1970 ( azul marinho ) muito bonitinho. Mas tive que adaptar " tensores " na suspensão traseira para dar maior segurança e estabilidade. Adaptei um dispositivo que mantinha a tampa do motor semi aberta, e assim um ar de esportividade além do escapamento mais livre. Parado ficava bonitinho, mas gostava estupidamente de comparecer a oficina.

    O CCARN AGRADECE SUA VISITA.

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