08/04/2020

= BAYERISCHE MOTOREN WERKE - BMW =


    Vamos falar sobre o BMW 507, um roadstar, construído baseado nos Sedans 501 e 502.





   Esse é o austríaco Max Hoffoman o maior importador de carros europeus para os Estados Unidos. Ele   chegou a convencer a BMW  a construir um carro direcionado ao mercado norte americano, sendo sua pretensão importar 1.000 unidades por ano.
 

Esse é o designer alemão Albretch Von Goertz, contratado pela BMW para projetar  e construir a carroceria do BMW 507.




    O BMW 507 foi lançado em setembro de 1955, e sua produção iniciada em novembro do ano seguinte. A solenidade de lançamento foi realizada, nada mais nada menos que no hotel Waldorf Astória em Nova York. Personalidades internacionalmente famosas como o rei constantino II da Grécia e o rei do Rock Elvis Presley estavam entre os compradores.


    O motor, um V8 de 3.168 cc e dois carburadores, oferecendo 150 hp alcançando uma velocidade máxima de 112 milhas/h


   Um painel sóbrio com o volante raiado, que ainda serve de referencia e inspiração  para os volantes dos carros da BMW mais atuais, que lembram essa forma. A alavanca de câmbio no salão.


                                               Um carro de porte imponente.



    Esse é o piloto Hans Stuck  que usava sempre o BMW 507 em competições de subidas de montanhas.



    O mais famoso proprietário mesmo,  foi o rei do Rock Elvis Presley que adquiriu logo  duas unidades, despachando de imediato o branco para sua terra natal e ficando com o na cor vermelho para uso pessoal enquanto cumpria o serviço militar durante 03 anos na Alemanha. Após o término desse período vendeu o carro ao voltar para o seu país.



  Dado como desaparecido, o carro vermelho do Elvis, foi descoberto e entregue a BMW Classic que o restaurou completamente.


                                       Voltando a reluzir como antigamente.


    Na época, o  BMW 507, deveria ser comercializado no mercado americano por 5.000 US$ , o preço de um Corvette ,  mas o custo de fabricação chegava aos 9.000 US$, com essa defasagem Max o importador só vendeu 252 unidades,  sendo 11 com capota rígida removível. Foi um verdadeiro desastre no aspecto comercial, O  507 deixou de ser fabricado em 1959.


    Ainda se falando de BMW, na mesma época ou seja entre 1956 e 1959  a fabrica produziu 412 unidade do BMW 503. Sendo o primeiro conversível europeu com a capota de acionamento elétrico.


                     O motor praticamente o mesmo do 507, apenas mais pesado por ser maior.


      A alavanca de cambio na coluna e o mesmo estilo de volante.


                        Visão geral do painel , um pouco mais sofisticado.


    Essa versão, é o BMW 318 i  com teto solar, 1997 e faz parte do acervo do CCARN, carro já premiado em evento no sul do país.



                               O CCARN  AGRADECE  SUA  VISITA.

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