O SHELBY DAYTONA, também conhecido como Shelby Cobra Coupê , foi construído pela Shelby American Company de propriedade do não menos famoso Carol Shelby, destinado para competições e especificamente competir com a Ferrari, além de participar do campeonato de carros esportivos da FIA.
Entre 1964 e 1965, foram construídos apenas seis automóveis. As carrocerias eram fabricadas em Modena, na Itália, enquanto o chassi , o motor e a suspensão eram produzidos em Venice na Califórnia USA. O único Shelby Daytona construido inteiramente nos Estados Unidos foi o com o chassis numerado como CSX 2287, considerado o protótipo.
O motor Ford de 4.7 litros, V8 com 289 Hp, atingindo a velocidade máxima de 310 km/h.
O famoso chassis CSX 2287 ( made in USA ) na década de 1970, foi considerado desaparecido e no ano de 2001, foi encontrado abandonado em um armazém de aluguel na Califórnia. A antiga proprietária, Donna O'Hara, havia cometido suicídio queimando-se viva. Devido ao seu alto valor estimado em 4.000.000 US$ o carro foi parte de uma longa batalha judicial. Posteriormente o veículo foi mecanicamente recuperado e atualmente encontra-se na Fundação Automotiva Simeone na Filadélfia .
Nas pistas o Shelby comportava-se com uma altíssima velocidade e a equipe Carol Shelby venceu a Ferrari 250 GTO nas 24 horas de Le Mans de 1964 e venceu também o Campeonato da FIA no ano de 1965.
A versão Shelby Cobra.
Aqui no Brasil, a Esquadrilha da Fumaça que abriga a elite dos pilotos de caça da nossa Força Aérea possui como mascote uma réplica do Shelby Cobra.
O CCARN AGRADECE SUA VISITA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário