O governador do estado do Piauí, Wellington Dias, decretou luto oficial de 03 dias em virtude do falecimento do empresário norte-riograndense, nascido em Luiz Gomes-RN, João Claudino Fernandes, aos 89 anos de idade, óbito acontecido na cidade de Teresina, capital do estado do Piaui.
João Claudino capitaneava o grupo "CLAUDINO" um dos maiores contribuintes do Piauí e grande entusiasta do desenvolvimento da cultura piauiense, por meio da Lei de Incentivo Estadual à Cultura. O grupo Claudino, um dos maiores conglomerados empresariais do país, inclui: lojas de departamentos, gráficas, shopping centers, fábrica e transportadora. Seu "João", como gostava de ser chamado, cursou apenas a escola primária e começou o seu negócio em 1949, com uma " bodega " na cidade de Cajazeiras no interior da Paraíba, onde percebeu o seu "tino" para negócios. Com a terrível seca que assolou a região em 1958, foi impulsionado a mudar-se para a cidade de Bacabal-MA, onde abriu ali o ARMAZÉM PARAÍBA e a partir de então criou um verdadeiro império empresarial chegando a cifra de mais de 280 lojas por todo o Brasil.
Entre várias determinantes que regiam a sua visão empresarial, ressaltaremos aqui apenas duas delas :
1- O cliente em primeiro lugar pois, sem cliente não existe empresa e é preciso saber agradá-lo.
2- Equilíbrio financeiro . É de onde se bota e não se tira é que vem o bom resultado.
Sendo um incentivador e apreciador da cultura, João Claudino era um colecionador e ,entre outros objetos, mantinha uma coleção de carros antigos e aí é que entra na história o CCARN.
Em uma conversa descontraída na varanda de uma de suas fazendas no Piauí, entre o primo José Hildo Fernandes e o amigo Edson Bezerra, sócio do CCARN, veio a tona o assunto antigomobilismo e a paixão de Edson por carros antigos. Incentivado pelo primo, João Claudino resolveu presentear o amigo potiguar com um Cadillac 1974, adquirido zero km e utilizado em 1978, numa viagem até a cidade de Buenos Aires, na Argentina, para assistir a Copa do Mundo de Futebol. Não pensando duas vezes, Edson aceitou o presente e providenciou o transporte do carro para Natal e aqui iniciou um criterioso processo de restauração, observando rigorosamente os caracteres de originalidade.
Edson ( a esquerda ) e João Claudino
O Cadillac sendo retirado do galpão, em Teresina-PI
Pronto para ser colocado na carreta.
Cadillac sendo posicionado na carreta para iniciar a viagem com destino a Natal.
Após a minuciosa restauração.
Antigomobilismo é isso, cada carro traz consigo uma história.
Edson,João Claudino (portando o certificado de Placa Preta do Cadillac) e o primo José Hildo.
O Cadillac premiado no Encontro Paraibano de Carros Antigos, em Campina Grande - PB.
O CCARN AGRADECE SUA VISITA.
THANK YOU FOR YOUR INTEREST.
Nenhum comentário:
Postar um comentário