NOSTALGIA E PAIXÃO PELO VELHINHO
DA VOLKSWAGEN.
O dia de 22 de junho foi oficializado pela Volkswagen na Alemanha, como o Dia Mundial do Fusca, data em que foi celebrada a assinatura do projeto pera a construção desse veículo.
Muita matéria já foi escrita sobre o FUSCA e certamente ele foi um dos automóveis mais vendidos em toda história.
Lançado em 1935, na Alemanha, o carro foi uma criação do engenheiro Ferdinand Porsche, a pedido do então ditador Adolf Hitler. Com um revolucionário motor traseiro e refrigerado a ar , esse icônico Volkswagen, tinha um câmbio com 03 velocidades e o sistema elétrico com 6 volts.Além do mais, para atender ao ditador Nazista, o carro deveria obrigatoriamente ter as seguintes características :
- Transportar 2 adultos e 3 crianças
- Transportar 03 soldados e uma metralhadora;
- Preço inferior a 3 mil Marcos ( o que custava uma moto na época );- Alcançar uma velocidade de no mínimo 100 km/h e
- Percorrer no mínimo 13 km com um litro de combustível.
Itens que o caracterizava " Um Volkswagen " ( Carro do Povo em alemão ). E a ordem de um ditador tem a força de uma lei.
Protótipo VW3 ( 1935/1936 ) Foram 03 unidades construídas.
Protótipo VW 30 - Frente.
Exemplar utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, salvo e restaurado .
Esse modelo 1953 já com o desenho do vidro traseiro ovalado. No ano de 1955 já era montado no Brasil pela Brasmotor.
Obviamente durante a sua longa existência (65 anos) o famoso " BESOURO" também era chamado, passou por inúmeras evoluções estéticas e mecânicas, marcando a vida das pessoas com fatos históricos e lembranças, que o eternizou como um dos automóveis mais queridos de que se teve notícia nesse planeta.
O Fusca, bateu o recorde mundial de produção com 2,5 milhões de unidades.
Modelo Conversível em exposição na Autoclássica - Argentina.
Em Portugal o Fusca é conhecido como CAROCHA.
Algumas unidades do modelo " Cabriolet " foram importadas para o Brasil, mas esse tipo conversível não foi do agrado em nosso país.
Fuscão 1972 com motor 1,500 cor Amarelo Colonial, o meu primeiro e inesquecível carro comprado quando recém formado.
Fusca com motor 1.300
que pertenceu ao saudoso sócio André Barbosa.
Interior do veículo em estado impecável.
Motor 1.300 com carburação simples.
Ultra sonografia de um motor Volkswagen
Refrigerado a ar.
Evento recente do CCARN, tendo ao fundo o Arena das Dunas.
Um carro que agradas a todas as gerações e todas as " Tribos".
Estilizado esportivamente.
Nas competições, sempre presente e um show de desempenho.
Outro estilizado pertencente ao sócio Gustavo Cascudo.
Belo perfil.
Imortalizado no cinema, exemplar pertencente ao sócio ID Junior.
A evolução da vidraçaria e lanternas através dos tempos.
Competindo em um Ralie Internacional. Salszburgo - Austria.
Em flagrante recente, na cidade de Budapeste - Hungria.
Todo orgulhoso o sócio Gustavo Cascudo.
O museu da Volkswagen, situado na cidade de Wolfsburg,
foi aberto ao público em 1985 ocupando uma área de 5.000 m2.
Onde está em exposição tudo sobre os dois conceitos da tecnologia, do motor traseiro refrigerado a ar e tecnologia do motor refrigerado a água a partir de 1970.
Mesmo DNA, o Porsche junto ao histórico Fusca "Pé de Boi".
O CCARN AGRADECE SUA VISITA.
THANK YOU FOR YOUR INTEREST.
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