13/06/2020

=VOLKSWAGEN 1.600 - ZÉ DO CAIXÃO - Brasil - 1968 =

                                                      O ZÉ DO CAIXÃO.

    O Volkswagen 1.600  (Quatro portas) foi apresentado no Salão do Automóvel na cidade se São Paulo em novembro de 1968, após sete anos de sua estréia na Alemanha.  Com uma carroceria de quatro portas, o que não era muito popular no Brasil naquela época, nem tão bem aceita no mercado brasileiro. Apesar de tudo, foi bem acolhido pelos  taxistas e também logo ganhou o apelido de ZÉ DO CAIXÃO, em alusão a um personagem criado pelo cineasta José Mojica, no filme 
                 " A MEIA NOITE LEVAREI A SUA ALMA "



O  icônico cineasta brasileiro José Mojica Marins, mais conhecido por ZÉ DO CAIXÃO, era especializado em filmes de terror. Mojica, faleceu em 20.02.2020 aos 83 anos.



Equipado com um  motor traseiro 1.660 -  50 cv , refrigerado a ar e faróis retangulares, o que era  uma novidade na época.
Apesar das novidades e a confiabilidade da marca VW o Zé do Caixão enfrentou dois fortes concorrentes, o Ford Corcel e o Opala da GM e nada impediu que fosse um verdadeiro fracasso comercial.


                        Com a compra da Vemag pela Volkswagen 
intenção da Volks era ocupar o lugar no mercado brasileiro na lacuna deixada pela descontinuação na produção do
                               DKW Vemag, o " Belcar". 


               Exemplar de Zé do Caixão cuidadosamente restaurado
                           na cidade de Florianópolis - SC.


           
                           
                            Durante sua curta existência foram fabricados
                                         24.475 veículos.

   
 O carro possui um perfil retangular e os trincos das portas são                    semelhantes as alças de um caixão para sepultamento.



                                                       Bancada do carro. 
                     O espaço interno era pouco confortável.
       
      O VW 1.600 - ZÉ DO CAIXÃO  teve uma vida curtíssima
                            e deixou de ser fabricado em 1971.


                                             
                                O CCARN AGRADECE SUA VISITA.
                     THANK YOU FOR YOUR INTEREST.

Nenhum comentário:

Postar um comentário